Voltando depois de dois meses com uma ligeira incursão no centro dessa bela cidade, com escala no subúrbio carioca, e em Itaguaí.
Spectrum VW 15-180 da Marechal Hermes x Itaguaí. Esse estava quebrado no PF de Marechal, então fomos no seu irmão 137.092.
Na Rodoviária de Itaguaí, fomos no Thunder + II da esquerda. O trio faz as linhas do eixo Itaguaí x Mangaratiba.
E fomos surpreendidos por esse belo Roma MD VW 18-320, da Caxias x Conceição de Jacareí. Essa é longa...
Um pouco sobre Mangaratiba:
Mangaratiba é um vocábulo
tupi que significa "lugar onde há muitos mangarás". De
mangará: o coração ou batata da bananeira, isto é, a ponta terminal da
inflorescência da bananeira e
tyba, sítio onde há muita abundância de alguma coisa.
Além das belíssimas praias de Jacareí, Itacuruçá, Muriqui, entre outras, Mangaratiba possui alguns patrimônios históricos, como a Igreja Matriz, o Solar Barão do Sahy e o Centro Cultural, localizados no centro do município. Na região conhecida como Acampamento ou Saco de Cima, é possível observar as ruínas da época áurea da cidade, além do Bebedouro utilizado por D. Pedro II, a Estrada Imperial e o Pomar da Casa Branca. Mais adiante é possível acessar a antiga cidade de São João Marcos, hoje distrito de Rio Claro.
Igreja Matriz
Praça no Centro da cidade
Barcos de pesca, outra atividade econômica local.
Barca da linha Mangaratiba x Ilha Grande. Pra quem curte passeios náuticos, boa pedida.
Atualmente, é um município residencial, possuindo grandes condomínios e alguns hotéis e resorts de luxo e um incipiente comércio local. A cidade possui enorme potencial turístico, com localização privilegiada entre os municípios de Angra dos Reis, Parati e Itaguaí, porém sua vocação turística não é plenamente explorada. O turismo é explorado apenas pelos grandes hotéis instalados na região e por poucas empresas de turismo. Os locais mais explorados são os distritos de Itacuruçá, Muriqui e Conceição de Jacareí.
Já os transportes...bom, quem manda ali é a Expresso Mangaratiba, com linhas pra Caxias, Nova Iguaçu e outros locais da Baixada, mas ali também há a presença da Costa Verde, com as linhas para a rodoviária Novo Rio e o terminal Menezes Cortes (Castelo, Centro do RJ). A ligação interna é feita pela empresa Serra do Piloto.
Colaborou Leonardo Lopes Júnior.