domingo, 3 de julho de 2011

Túnel do Tempo: Santa Terezinha

Alô amigos do Busologia BXD.

Esta noite convido-os a voltar um pouco no tempo, e analisar um pouquinho da história de uma das empresas mais tradicionais de SJM: a Empresa Santa Terezinha.

Vou dividir o texto em três blocos principais, com curiosidades sobre a empresa tendo em vista as poucas informações que disponho dela aqui comigo, que foram gentilmente cedidas por Roberto Santos, de Teresópolis. Infelizmente não sei o ano exato em que alguns fatos ocorreram, portanto se souberem alguma coisa, postem nos comentários, ok ?

Peço a colaboração de vocês para ampliar esse post.

Vamos lá:

1º) O nome "Santa Terezinha" provém de uma promessa feita pelo seu fundador( ?) à Santa Terezinha, no qual ele prometeu que, se conseguisse erguer uma empresa de ônibus, esta levaria o nome da santa.
Anos 60/70



2º)Os únicos registros fotográficos que se tem da empresa publicados na web datam de 1994, quando a empresa comprou lotes de Caio Vitória MB OF 1620 padronizando a frota com os produtos Caio.

Porém no site Cia de Ônibus há uma foto de um modelo Ciferal datado provavelmente da década de 1970, ostentando o nº de ordem 12, e com pintura azul na blusa e na saia com uma faixa transversal veremelha. Supõe-se que a empresa já teve mais carros da Ciferal na frota.
Anos 70







3º)As linhas São João x Bacia e São João x Grande Rio já pertenceram a ST, porém houve uma troca com a extinta Viação Aparecida pelas linhas: São João x Circular via Jorge Nahahy e São João x Caixa Dágua.
Esta última empresa foi comprada pela JAL.

Em 1989, a JAL passou todas as linhas municipais de SJM das empresas do grupo à Rio Douro(menos a Jd Noia x São João, atual 201 Shopping, que continuou com a Planalto), extinguindo a Viação Aparecida(as linhas 103/104/433I foram passadas à Flores).
Anos 80


Agradecimentos a Roberto Santos e ao site Cia de ônibus, de onde peguei algumas fotos.
Abraços e até a próxima !

Um comentário:

  1. ... bem até onde minhas lembranças alcançam...

    A frota da Terezinha era composta basicamente por Caio Gabriela, que foram repassados para o setor municipal e rodaram por muuuuito tempo; até serem substituídos pelos Padron Vitória que também rodaram àbeça no setor municipal. A frota municipal era composta por carros muito velhos; mas era muito novo naquela época e não lembro dos modelos...

    O layout do carro 012 é similar ao utilizado à época pela Verdun - talvez isso explique a origem do carro, já que era muito comum empresas da baixada comprarem carros usados na capital...

    Reza a lenda que a Flores fez uma proposta de compra à Terezinha, naquela época em que várias empresas foram incorporadas ao Grupo Jal. Como resposta, o dono da Terezinha teria feito uma contra-proposta de compra da Flores !!...rs

    No site Imperiobus, do amigo Luiz Bareza, há uma pasta com fotos antigas de Meriti, como Unidos, Aliança, Oriental e Trans 15. Ah, na foto 0110-05 o garoto olhando com cara de assustado para o fotógrafo sou eu...rs

    http://imperiobus.fotopages.com/?entry=482999

    Grande abraço,
    Fernando Ezidio

    ResponderExcluir