Hoje venho trazer para vocês um retrospecto do grupo empresarial que antecedeu o todo poderoso JAL em São João de Meriti. Trata-se da Empresa de Transportes Municipal.
-Introdução:
RJ 130 -Transportes Municipal/ RJ 208- Transportes América
Nas décadas de 60 e 70 ela fazia linhas municipais em São João, e intermunicipais ligando São João, Vale do Ipê(bairro do distrito de Belford Roxo, à época pertencente a Nova Iguaçu, hoje emancipado),Pavuna e o centro do Rio.
Aos poucos foi comprada pela Flores. Empresas como Planalto e Rio Douro, que faziam linhas dentro de São João e BR, também pertenciam ao grupo América.
A última empresa do grupo que a Flores comprou foi a Trans 15 em 1986.
Segue a trajetória de algumas linhas já operadas pelo grupo:
110: Municipal-Planalto(ainda do mesmo grupo América)-Planalto(como Jal)-Flores
115/116/136: Municipal-Natividade-SOL- Tinguá(inclusive mantendo frota e pintura da América) Imperador -Flores
417: VT X Central: Municipal-América-CTC-desativada por um tempo-Reginas
416/418C: Municipal-América- Reginas
722/724: Municipal-América-Trans 15(as 3 do mesmo Grupo)-Flores
728: América/Municipal-Vera Cruz RJ 112(esticada para Nova Aurora)
Curiosidade: a Tinguá é a América são as unicas que guardam as cores do grupo Municipal até hj.
Atualmente ela faz linhas municipais no Rio de Janeiro e pertence ao Grupo Rubanil/América.
Fotos:
http://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ208_AMERICA.htmhttp://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ130_MUNICIPAL.htmhttp://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ119_UNIDOS.htm
Nas décadas de 60 e 70 ela fazia linhas municipais em São João, e intermunicipais ligando São João, Vale do Ipê(bairro do distrito de Belford Roxo, à época pertencente a Nova Iguaçu, hoje emancipado),Pavuna e o centro do Rio.
Aos poucos foi comprada pela Flores. Empresas como Planalto e Rio Douro, que faziam linhas dentro de São João e BR, também pertenciam ao grupo América.
A última empresa do grupo que a Flores comprou foi a Trans 15 em 1986.
Segue a trajetória de algumas linhas já operadas pelo grupo:
110: Municipal-Planalto(ainda do mesmo grupo América)-Planalto(como Jal)-Flores
115/116/136: Municipal-Natividade-SOL- Tinguá(inclusive mantendo frota e pintura da América) Imperador -Flores
417: VT X Central: Municipal-América-CTC-desativada por um tempo-Reginas
416/418C: Municipal-América- Reginas
722/724: Municipal-América-Trans 15(as 3 do mesmo Grupo)-Flores
728: América/Municipal-Vera Cruz RJ 112(esticada para Nova Aurora)
Curiosidade: a Tinguá é a América são as unicas que guardam as cores do grupo Municipal até hj.
Atualmente ela faz linhas municipais no Rio de Janeiro e pertence ao Grupo Rubanil/América.
Fotos:
http://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ208_AMERICA.htmhttp://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ130_MUNICIPAL.htmhttp://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ119_UNIDOS.htm
A partir dos anos 70, a empresa, pertencente à família Thurler, dividiu-se em várias outras empresas.
Fotos das antigas garagens do grupo:
Fotos das antigas garagens do grupo:
Antiga sede da Unidos, hoje abriga uma empresa de logística e transporte de resíduos. Situa-se na Automóvel Clube, 3276.
A atual fábrica de gelo Monte Claro, sediava, segundo relatos, a Planalto, junto com outras empresas.
Também se localiza na Automóvel Clube.
Antiga garagem da Transportes América, na Automóvel Clube, onde hoje situa-se o centro comercial do Vilar dos Teles.
Hoje a garagem, vista dos fundos, é assim:
Visão de cima:
Acima, visão frontal da antiga garagem - lado direito
Antiga garagem da Aliança atualmente um aviário, na Rua Cabo Frio:

Registro raro de um carro da empresa fazendo a atual 136I NI x Caxias via Vilar dos Teles.
Uma delas é a Rio Douro Transportes Coletivos, que pertencia a Edésio Thurler. A empresa fazia linhas municipais em SJM e Belford Roxo (à época distrito de Nova Iguaçu). Em 1979 a empresa recebe a garagem da Municipal, que estava falindo aos poucos. No mesmo ano, acaba-se a Municipal.
A Planalto terminou em 1978. Esta última operava as linhas: 110I (São João x Caxias via Jardim Metrópole), 438I (Jardim Botânico x Caxias) e Jardim Noia x São João (atual 201).
.. No final do ano de 79 a Flores batizou o nome Planalto na linha São João x Jardim Nóia com a pintura do grupo JAL com 3 carros na linha, sendo todos Caio Amélia, com os seguintes números 4,8 e 9. Anos mais tarde foram alterados para os números 32, 33 e 43 até quando da mudança da linha para o Shopping Grande Rio, onde foi aumentada a sua frota.
Essa montagem é pra ilustrar a pintura da Planalto antes da venda ao grupo JAL. O carro acima ostenta letreiro da atual 110I.
Hoje a Planalto possui apenas uma única linha da época do grupo Municipal: a renumerada 201 (Jardim Nóia x Shopping Grande Rio).
Linha 438I, hoje pertencente à Flores.
Das linhas para a Central, a Municipal passou para a Transp. América quando do seu fechamento em 79. O detalhe é que a linha ficou de 83 até 85 sem ser operada, ela abandonou a linha por problemas com a frota da linha, isso ocorreu em meados de 1983, portanto a Reginas recebeu do Detro em Dezembro de 85 para a operação da tal linha.
Hoje, as linhas 417C VT x Central e 427C VT x Praça XV de Novembro estão nas mãos da Reginas, e fazem ponto final no Terminal da Praça da Bandeira.
E ainda existiam outras empresas com ligações com o grupo América:
ALIANÇA(tinha alguns Caio Padron Amélia, e foi comprada pela Oriental):
1-Cascadura-Vl. Norma (via Vl. Rosali) -- linha extinta
2-Cascadura-Vl. Norma (via Vl. Tiradentes)
3-Cascadura-Jd.Botânico (via Pça. da Bandeira)
obs:a Aliança operou durante pouco tempo a linha São João-Lote 15,logo após o fechamento da Planalto
UNIDOS(também foi comprada pela Oriental):
1-Cascadura-São Mateus
2-Cascadura-Vl. dos Teles -- linha extinta
3-Cascadura-Pq. Araruama -- linha extinta
4-Cascadura-Jd. Redentor
5-Cascadura-Jd. Novo Rio
6-Cascadura-S. J. Meriti -- concessão da Flores,mas não operada
1-Cascadura-São Mateus
2-Cascadura-Vl. dos Teles -- linha extinta
3-Cascadura-Pq. Araruama -- linha extinta
4-Cascadura-Jd. Redentor
5-Cascadura-Jd. Novo Rio
6-Cascadura-S. J. Meriti -- concessão da Flores,mas não operada
ORIENTAL(comprada pela AV Vera Cruz):
1-Méier-Pq. São Vicente
2-Méier-B.Roxo -- linha extinta
3-Cascadura-B.Roxo -- linha extinta
1-Méier-Pq. São Vicente
2-Méier-B.Roxo -- linha extinta
3-Cascadura-B.Roxo -- linha extinta
TRANS 15 (Recebeu algumas linhas herdadas da América após ela ter se transferido para a capital.):
1-Pavuna-Lote15 -- atualmente Pavuna- Vale do Ipê
2-Pavuna-Calundú -- atualmente Pavuna-Sta.Tereza
2-Pavuna-Calundú -- atualmente Pavuna-Sta.Tereza
3-Pavuna X Jd. Redentor- foi prolongada ainda no tempo da América para a localidade chamada Estrada do Calundú,e posteriormente prolongada, já pela Flores,até o bairro Santa Teresa;
4- Pavuna X Bom Pastor;
4- Pavuna X Bom Pastor;
5- Pavuna X Sta Marta ( atualmente Pavuna X Sgto. Roncalle.)
Todas as linhas acima relacionadas são operadas atualmente pela Transportes Flores.
Curiosidade: A Unidos e Aliança ( que tinha alguns Padron Amélia ) foram compradas pela Oriental, que depois foi comprada pela Vera Cruz ( num espaço de tempo muito curto ) e posteriormente a Flores veio e comprou a Vera Cruz !! Esta última pegou as linhas das empresas adiquiridas. Nessa época a Flores adquiriu mais de cem Ciferal Padron Alvorada`86 que renovaram não só a sua frota como também da Vera Cruz, recém adquirida. Depois ela adquiriu a Imperador, a Aparecida (1989) e a Real Rio, no início dos anos 90...
E não posso me esquecer de uma empresa que também contribuiu para o crescimento do império JAL, porém não tenho confirmação de sua ligação com Municipal/América:
N.S. APARECIDA
1-S. J. Meriti-Nilópolis (via Portugal Pequeno)
2-S. J. Meriti-Nilópolis (via Éden)
3-S. J. Meriti-Nilópolis (via Tomazinho)
4-S. João - Bacia (linha municipal em SJM, que foi ganha em troca da linha São João - J. Nahahy, pertencente à Santa Terezinha. Mas informações sobre, procure o post "Túnel do Tempo: Santa Terezinha).
A primeira linha foi estendida ao Shopping Grande Rio, já as duas últimas, vão até o Terminal da Pavuna.
Referências:
Site Imperio Bus;
Site Cia de Ônibus;
Relatos pessoais de Roberto Santos.
Fique a vontade para comentar. Se tiver algo a acresecentar, também fique a vontade.
Abraços !
Bem, primeiro sobre a Oriental, era a TURISMO Oriental. Segundo, lembro da Turismo Oriental em Rocha Miranda e em Coelho Neto em 1983 e em 1984 com os Gabrielas I e II MB LPO-1113 com ronco modificado até ir pro saco em 1984. Não foi em 1987, foi em 1984 até porque, segundo um comentário num Fotopages que não lembro o seu nome tampouco da pessoa, comentou que a Unidos tinha Caio-Padron Amélia MB OF-1313 de 1987 que foi herdada pela Flores com número de ordem RJ128.135 coisa assim, Faz sentido até porque a Flores era enxuta em 1984 cuja numeração, na frota intermunicipal, chegava ao RJ128.080 ou RJ128.081 e, por volta de 1986, a Flores começara a crescer com numeração chegando ao RJ128.1xx e essa Unidos junto com a Trans 15 e a Imperador de Caxias foram empresas engolidas pela Flores (até essa Aparecida). Havia, também, a Flores municipal que foi pro saco, para minha surpresa.
ResponderExcluirSobre o caso da Vera Cruz RJ112.xxx absorver a Turismo Oriental, então, se justifica a Vera Cruz RJ112.xxx no 729-L com Ciferal-Fênix MB OF-1313 zerado de 1984 que era o modelo com o farol único em cada lateral com a plaqueta "CIFERAL" em cada lateral onde foi preparado futuramente o lançamento do Padron Alvorada que foi um sucesso de vendas entre 1985 a 1991. Carros totalmente diferentes da Turismo Oriental que consistia com carros dos anos 70 e com ronco modificado (muito presente em chassi MB LPO-1113, MB OF-1313 e, parcialmente, no MB OF-1315 e caso raríssimo no MB O-364 RJ137.080 na "antiga" Expresso Mangaratiba). Outro detalhe: a pintura desses Fênix MB OF-1313 era igual a saudosa pintura amarela com os aros e pára-choques pretos da Nossa Senhora de Lourdes e acredito que era uma simples coincidência. Vi isso indo para o colégio particular aonde estudava ou voltando para casa na Avenida dos Italianos na divisa entre Coelho Neto e Rocha Miranda.
Acredito com a compra da Vera Cruz RJ112.xxx feita pela Flores que houve aquela enxurrada que vi no final de 1989 de Thamcos-Padron Águia MB OF-1313 de 1987 e MB OF-1315 de 1988 e de 1989. Salvo engano, eram poucos, cheguei a ver Padron Águia MB OF-1318 na Flores, mas, não lembro na Vera Crzu RJ112.xxx.
Para encerrar, vendo o RJ208.063, Gabriela II MB OF-1313 trucado, me lembrou de um OUTRO RJ208.063: Caio-Vitória Ford B-1618 de 1993 da antiga Feital Intermunicipal na Realengo x Itaguaí ou no extinto Padre Miguel x Itaguaí.
Sobre o Amélia citado: acredito que seja do mesmo modelo da Flores intermunicipal RJ128.xxx com aquela bonita pintura que se assemelhava a pintura dos caminhões marrequinhos da antiga Sendas que vi em 1984 em São João de Meriti em um local que está fechado hoje assim como o ambulatório da Sendas que vi no Google Street View nesse ano.
ResponderExcluirSobre a Tranportes América, eu esqueci desses Gabrielas II MB OH-1313 que vi em 1984 na Rua Mercúrio na Pavuna, mas, com o Cia de Ônibus, passei a lembrar assim como a Alpha com o 132 em 1984/85 que eu, também, esqueci completamente antes de acessar o Cia de Ônibus. OBS: não sabia que era a Transportes América e a mesma tinha a saudosa pintura laranja com os aros e pára-choques pretos como a Rubanil e não imaginei que pudesse a América mesmo com a pintura diferente. Outra, está postado que a América atuou no Rio, na verdade, a Rubanil engoliu a Transportes América e o André Neves viu o 73211 em 1982/83 e, posteriormente, a marca Transportes América voltou só que com a identidade da Rubanil e, como postei, em 1984, a Transportes América 195xx estava ativa.
Ia esquecendo: sobre essa frota da Transportes América RJ208.xxx, eu tenho dúvidas se tinha ou não frota de cabritos MB OF-1313 e MB LPO-1113. A questão do ronco modificado, saberei nunca.
ResponderExcluirMais um esquecimento: gambiarra da lanterna traseira desse Gabriela I MB LPO-1113 e, salvo engano, cheguei a ver em São João de Meriti com direito de ronco modificado e tudo.
ResponderExcluirgostei muito dessa explicação sobre esta extintas empresas da area de belford roxo- são joão.Pena que tambem não tenham nenhum realto sobre a extinta são Geraldo cuja garagem era em são joão de meriti em coelho da rocha e que operava a linha nova Iguaçu x são joão de meriti via bnh (linha comprada pela vila rica em 1975)e linha coelho da rocha x Vilar dos teles ( comprada pela Riodouro.
ResponderExcluirA Unidos nunca teve Caio Amelia
ResponderExcluirSomente a Aliança teve
Uma observação: A Transportes América não se transferiu para a Capital. Ela nasceu lá. Passou a fazer linhas também no município de São João de Meriti e depois saiu, mantendo suas operações apenas no Rio.
ResponderExcluirparabéns pela postagem esclarecedora. nem meu primo busólogo de carteirinha e morador da vila rosali sabia dessa informação. o coitado achava que a transportes flores existia desde a década de 40, quando na verdade ela foi fundada em 1978
ResponderExcluirBoa noite prezados.
ResponderExcluirVocês se esqueceram que, a linha hoje chamada de 728: Bonsucesso - Nova Aurora, pertenceu a Tingua. A Revista Guia Rex de 1967 ( eu tenho um exemplar bastante deteriorado) nos informa que, nesta época a linha era Bonsucesso - Vila Rosali. Já em 1971, lembro da Tingua com seus cercadas cinza e laranja, circulando na Penha, como Bonsucesso - Belford Roxo. Lembro também que em 1975, a recém criada RIO LISBOA, com sua belíssima pintura amarelo /verde/vermelha ( estilo bandeira gaúcha )circulava pela Penha como Bonsucesso - Heliopolis. Em 1978, por um breve período de tempo,a Transportes Master(que na época só possuía a linha Nova Iguaçu - Caxias via Lucas ) assumiu a linha.Em fins de 1978 a Rio Lisboa voltou a circular, decretando falência em setembro de 1979, quando a Turismo Oriental ( que possuía as linhas Belford Roxo- Cascadura / São Vicente, - Meier )assumiu as linhas Belford Roxo /Heliopolis - Bonsucesso.
Digo cermavas cinza e laranja.
ResponderExcluirMe lembro de quase todas,e tem uma que a Transportes Única pegou, que foi a antiga Transpetropolis.
ResponderExcluirO.carro. que. A.flores.pegou.nao.era.padron.amelia.mais.sim.amelia.diferenciado.rj128.127
ResponderExcluirEu queria receber fotos das antigas empresas de ônibus Conceição, Beira mar depois veio a nossa senhora da aparecida fazia a linha Nilópolis São João de Meriti e também da empresa esperança que fazia vila Humaitá São João de Meriti que depois passou a ser da Santa Terezinha meu zap ou telegram é (21)99784-5696 Victor
ResponderExcluirme lembro desse américa trucado na linha J Redentor x Central.
ResponderExcluirCheguei à ver algumas dessas empresas, principalmente a Turismo Oriental de quem eu fui vizinho,eu ouvia os roncos do motores,a empresa tinha Gabriela,Amélias,Ciferais Condor e Paulista e Gabrielas(Bela vista)
ResponderExcluir